Qual o Melhor Antivírus Gratuito?

Tempo de leitura: 22 minutos

Aqui vai uma Lista pra você decidir melhor antivírus gratuito.Nesse artigo, vou tentar esclarecer algumas dúvidas sobre o melhor antivírus gratuito que possa aparecer na sua cabeça na hora de escolher o seu “Anjo da guarda”. Dentre tantas opções que existem hoje na internet, fica meio difícil de se escolher e você pode acabar sendo vítima de algum vírus, por uma escolha ruim. Baseada na escolha de outras pessoas e um pouco de opinião pessoal, vou tentar te encaminhar para o melhor antivírus possível. Para quem está sem muito tempo, e quer ir direto ao assunto, vai um menuzinho de acesso rápido ao conteúdo, mas pra quem está com tempo sobrando, recomendo que leia desde o começo para entender o contexto :)

  • Menuzinho Rápido

Pra início de conversa…

Essa tem sido uma pergunta bem frequente em nossa caixa de e-mails, e por isso eu decidi fazer esse artigo pra tentar te esclarecer algumas dúvidas, ou mudar sua opinião pessoal mesmo. Bem, é difícil pra mim te responder essa pergunta com 100% de certeza, afinal no mundo da informática tudo esta sempre em constante atualização, você já deve ter notado isso hehe…

 Então, qual é o melhor antivírus gratuito ?

Fica difícil eu responder essa pergunta, porquê os Vírus se atualizam, os antivírus se atualizam também… Tudo esta sempre fluindo sem parar e é meio difícil escolher pelo melhor antivírus gratuito A ou B, mesmo tendo talvez poucas opções gratuitas. O que nos dias de hoje é muito comum, são as pessoas escolherem pelos mais baixados ou mais recomendados, mas antivírus, é uma ferramenta e como qualquer outra deve ser configurada, se não, mesmo você tendo seu antivírus, seu PC pode pegar vírus, a menos que você utilize o Linux (Ubuntu minha paixão).

Eu mesmo me deparei esses dias com um PC (do meu pai, sim ele pede para eu formatar mesmo eu e meu irmão tendo um site ensinando, complicado né?) e o que me intrigou foi que da última vez quem havia formatado o PC foi eu mesmo, e pelas configurações que eu tinha feito, não era pra estar do jeito que estava… Tinha algo errado ali

Manual 100% Gratuito Revela:

As 7 melhores dicas para ganhar dinheiro com formatação. Coloque seu e-mail abaixo e receba gratuitamente nossas dicas especiais!

Mas Por Outro Lado…

Já faziam 3 meses  que eu tinha formatado e feito as configurações do Avast! para evitar ao máximo que entrasse vírus. Como eu disse antes, o mundo gira, os pássaros voam e o antivírus atualiza mas os vírus também. E essas atualizações pode modificar sim alguma configuração feita.  Não estou dizendo que em toda atualização você vai ter que ver se o seu antivírus manteve configuradinho… Não. Mas como já faziam 3 meses que eu tinha mexido pela última vez no notebook do meu pai, isso aconteceu.

O Antivírus desconfigurou, os vírus entraram, burlaram a segurança dele e fizeram a festa! No caso era o Avast!. Lá fui eu com meu PenDrive de Ferramentas, tirar todos os vírus do PC, formatar, e instalar de novo o Windows, o que não foi difícil, pelo fato de eu ter tudo o que precisava em minhas mãos. Mas foi trabalhoso pra um serviço de graça hehe. É preciso eu deixar claro aqui, que nesse Artigo, eu me refiro sempre aos antivírus gratuitos.

Se você acha que gastar dinheiro com software e besteira, pense duas vezes, pois quando entra um Keylloger no seu PC e rouba a senha do seu cartão de crédito, valeria a pena ter comprado aquela licença não é mesmo? E isso foi o que aconteceu com meu Pai. Mas deu tudo certo, ele recuperou as senhas do Banco e não teve prejuízo nenhum.

Você quer um livro grátis?

Com mais dicas legais de formatação e configuração do seu computador? Então você tem que baixar o Manual da Formatação o Guia Definitivo gratuitamente, é só colocar teu e-mail aqui em baixo.

“Gratuito ou Pago?”

Em setembro de 2011, eu e meu irmão fomos para a LatinoWare em Foz do Iguaçu, encontramos muitas pessoas da nossa área para trocar conhecimentos…Dentre tantos que tinham por lá, encontramos um cara muito fera…Marcus Burghardt ele trabalhava para uma empresa de Antivírus, os Bancos pagavam para ele hackear o sistema de segurança deles, assim, sabendo se o sistema de segurança e vulnerável, ou não.

Não é por menos… Ele tem LTI 2. Quem sabe um dia eu e meu irmão chegamos no LTI 1, hehe. Conversa vai, conversa vem e eu fiz a mesma pergunta do Título do Artigo para ele, afinal ele é mestre em segurança e saberia me informar com uma fonte confiável qual e o melhor antivírus gratuito. Bem, a resposta não foi a que eu esperava, eu esperava um Avira da vida (sou fã) mas não foi o que aconteceu…

Ele me respondeu que se você quer ter segurança mesmo, não vai ter um melhor antivírus gratuito que vai te proteger, e que nenhum antivírus gratuito substituiria um bom antivírus pago. Eu achei meio bobo, mas no fundo tem lógica. Se existem tantos gratuitos, por que existem os PAGOS? Como as empresas que criam esses antivírus pago sobrevivem, com a existência de tantos gratuitos? Sim… Uma quantidade razoável de pessoas (empresas) compra licença de antivírus.

Ele mesmo tinha uma licença de R$250,00 do Kaspersky, mas ele trabalha com isso. Na realidade, não estou querendo dizer que você vai ter que comprar um antivírus agora mesmo, se não você vai ser hackedo e seu PC vai explodir nesse momento. Não, calma! Mas é recomendado e vale a pena, caso você tenha muita coisa importante no seu PC, se você faz MUITAS transações bancárias com ele, ou trabalha mesmo direto, ou tem uma empresa com arquivos muito importante, coisas do tipo. E tem uma graninha sobrando, pagar a licença de uma Antivírus não é uma má ideia nesses casos.

Agora vamos falar do que importa que são os gratuitos (IT’S FREE!). Como eu disse no início do artigo, fica muito difícil eu te dizer qual é o melhor antivírus gratuito, pelos fatores de atualização, etc… A verdade é que não existe UM antivírus bom que vai acabar com todos os seus problemas (Eu também queria que existisse Frown quem sabe alguém cria um, não é mesmo?).

 

O melhor antivírus gratuito é de Graça !
“É de graça!”

Direto Ao Ponto

Por outro lado, existe o antivírus que melhor se ENCAIXAM na sua situação, e do seu conhecimento. Por isso, quem vai responder essa pergunta Qual o melhor antivírus gratuito ? é você! Você vai escolher o que melhor se encaixa no Seu Perfil! Ai você me pergunta:

“MAS COMO EU VOU FAZER ISSO, SE EU NÃO CONHEÇO OS ANTIVÍRUS DISPONÍVEIS DAVI? TÁ FICANDO LOUCO? SE EU NÃO CONHEÇO NENHUM?!”

Calma! Não to ficando louco, ainda. Por isso presta bem atenção na próxima parte do artigo, eu vou fazer uma lista dos principais antivírus atuais, e para que eles são melhores, quais as funções, etc… A lista não vai ser muito grande, pois são poucos gratuitos disponíveis atualmente, mas vou tentar ser o mais detalhado possível em cada um. Também, vale lembrar que o que eu direi sobre cada um, foi de pesquisas feitas por mim em fóruns, reviews da internet em geral, e um pouco de opinião própria.

  • Quer mais dicas, mais conteúdo gratuito? Então coloca seu e-mail aí embaixo que além de te mandar as atualizações do site, iremos te enviar GRATUITAMENTE nosso Manual da Formatação 2.0! (Nunca lhe enviaremos SPAM)

Quer receber o livro com mais dicas legais...?

Dicas de Formatação, como configurar o seu computador então você precisa baixar o Manual da Formatação o Guia Definitivo gratuitamente, é só colocar teu e-mail aqui em baixo.

 (DOWNLOAD NA IMAGEM E NO NOME)

Atenção!
Todos os programas que nós disponibilizamos não são de nossa autoria. Preste bem atenção no instalador do programa para desmarcar as caixinhas de opções ou discordar dos termos de instalação no qual são instalados Toolbars, Adwares, etc… Em seu PC.
Caso você tenha instalado alguma “praga” desta, este vídeo pode te ajudar a remover.

O McAfee é o melhor antivírus gratuito para quem não quer um anti virus rsrsMcAfee Stinger

Esse não chega a ser um Antivírus propriamente dito, ele trabalha junto com outros antivírus pra trazer mais segurança no seu PC, dependendo do Hardware do seu PC, 2 antivírus podem deixa-lo lento, mas se o antivírus que você optar não estiver dando conta, você pode optar por essa “ajuda extra” de proteção. É recomendado para lan-houses e PCs que não desconectam da internet por muito tempo.

NANO_antivirus_NANO Antivírus

Confesso que não o conhecia direito, na realidade nunca utilizei, porém na opinião baseada de quem já utilizou, dizem que por ser um Antivírus Novo (criação em 2009 e 2010) e estar em sua fase de desenvolvimento ainda ele parece ser muito rápido, por ser gratuito acaba sendo uma boa alternativa, pelo fato de ter mais de 1 milhão de definições de vírus e não possuir nenhuma opção “Premium” até agora, sendo assim, totalmente gratuito.

O avira esta na minha lista entre o melhor antivírus gratuitoAvira Antivírus

O Avira vem sendo um ÓTIMO antivírus, na minha opinião, deixa apenas a desejar pela limitação de recursos gratuitos dele, você não pode ter controle dos pais, por exemplo, o que é muito importante por sinal. E por ser oferecido apenas pra quem obtém a chave de registro dele (paga).

A instalação é simples e não contém nenhum Adware, a atualização de banco de dados é automática, o que agrega valor ao antivírus, um dos melhores antivírus tanto na versão paga. Bate de frente com o Kaspersky, ele só deixa a desejar na versão gratuita por limitação.

Este é um bom antivírus porém não está na minha lista entre o melhor antivírus gratuitoCômodo Internet Security

Este é bom para quem não desgruda do navegador de internet, pelo fato de integração direta a maioria dos aplicativos do PC e ter a proteção em tempo real. Deixa a desejar por se tornar pesado após um tempo de uso, e possuir Adwares em sua instalação. Na minha opinião, existem Internet Securitys melhores na atualidade, mas isso não quer dizer que num futuro ele não possa vir a ser atualizado e corrigir esses erros.

AVGAntivírus SystemAVG Antivírus Free

Chegou um dos meus preferidos. Ideal pra quem não quer vírus no PC tão cedo! Tem proteção em tempo real e é muito fácil de ser instalado, não possui adwares no instalador, interface muito amigável, além de tratar as infecções no seu HD muito bem.  A opção gratuita é muito boa em relação a outros antivírus. Mas também tem a opção paga que sempre tem suas regalias. Pra quem quer um antivírus leve e atualizado juntamente com seu navegador de internet é uma boa opção. Eu sinceramente não consigo pensar em algo que possa deixar ele a desejar, a não ser as regalias que ele tem para quem paga pela licença, bem que podia ser 100% gratuito, com todas as regalias gratuitas.

Ele está na lista do melhor antivírus gratuito360 Internet Security

Eu nunca usei, porém, quem usou disse que gostou, para que não é usuário “Hardcore” de PCs e quer algo simples e amigável parece ser uma boa opção, os pontos positivos são que você pode editar as configurações de DNS e outras configurações avançadas no seu Internet Security transformando ele numa “fortaleza” ou pelo menos tentar, o que já é um começo. Muitos Internet Security atualmente, deixam a desejar na parte de você poder personalizar todas as opções de scaneamento e configurações em geral, o que deixa o usuário meio limitado, esse Internet Security quebra essa barreira, porém, pouca gente conhece o banco de dados dele e se as atualizações realmente valem a pena.

  Baidu AEste realmente não esta na minha lista do melhor antivírus gratuitontivírus

Todas as ferramentas do Baidu, ainda são desconfiáveis ao meu ver. Mesmo sendo de origem asiática e bem popular por lá, esta chegando agora aqui no Brasil e não conquistou muitos fãns ainda, e nem acho que irá conquistar tão cedo. Pelo motivo de que, assim como outros Antivírus ou Internet Securitys ele é programado para encher seu PC de coisas que você não quer que ele encha, ou seja, Adwares. No caso, se você manda Instalar o Antivírus somente, e ele instala até  cor da piruca da Dilma (não sei se ela usa piruca, mas se ela usar, ele instala) e isso e uma coisa muito chata! É claro que não posso deixar de falar dos pontos positivos. Ele não encontra falso-positivo, não consome muita memória RAM, a interface é Simples, os 3 engines de scaneamento e proteção fazem o seu trabalho como manda o script, além de ser totalmente gratuito, o que me deixa muito feliz! Além de possuir os Adwares, o scaneamento precisa ser ativado manualmente, o que por muitos usuários pode ser esquecido e o vírus entrar nessa “brecha” deixada por ele. E ainda falta algumas opções de análise pro pessoal mais “HardCore”. Tirando os Adwares, ele é uma boa opção :)

Eu recomendo o Avast como o melhor antivírus gratuitoAvast! Free Antivirus

Não é preciso falar que é um dos meus favoritos e o mais querido pelo publico geral né? Além de mais de 117 milhões de download só no Baixaki, é o antivírus mais estável para o publico geral. Além de ter uma instalação simples e uma interface linda (no meu ponto de vista) o Avast! Atende tudo o que lhe é pedido. Totalmente em português, ele consegue ser um Antivírus que consegue atender o público mais básico com pouco conhecimento, até o publico mais HardCore com opções avançadas de segurança, assim agradando gregos e troianos, talvez ai o motivo de seu sucesso. Além de ser um antivírus bem rigoroso contra qualquer infecção (sim, ele deleta primeiro e depois pergunta).

O que deixa a desejar são os loooongos scaneamentos e o pedido de Hardware avançado para rodar redondinho, não é por menos, com tantos componentes, ele ser leve seria pedir demais, talvez seja bom você optar por outro antivírus caso tenha um PC muito antigo, pois o Avast! pode deixar sua máquina lenta. Outro ponto negativo é que ele possui 3 versões pagas, o que mesmo tendo ferramentas gratuitas, quem quer 100% de proteção, vai ter que pagar. Porém, seus pontos positivos superam essas “falhas” merecendo assim, o troféu do melhor antivírus gratuito e mais baixado da atualidade e atendendo as expectativas de todos, com atualizações constantemente.

Panda CEu não testei o Panda Cloud Anti Virus, por isso nao coloquei na lista de melhor antivírus gratuitoloud Antivírus

O Panda Cloud Antivirus vem sendo ousado em inovar para o sistema de proteção em nuvens. Afinal, se um antivírus executado totalmente pelo computador não dá total segurança aos usuários, o que dizer de um antivírus que depende de um servidor para funcionar? Eu nunca utilizei, mas a interface parece ser bem amigável, usuários disseram que ele atende as expectativas e faz tudo o que ele promete, e ainda dizem ser super leve. Quanto a segurança, acredito que seja forte, pelo fato de estar em Nuvem, o banco de dados pode ser atualizado sempre, direto no servidor deles, sem contar que é totalmente gratuito.

 O Kaspersky não é gratuito por isso não está na lista de melhor antivírus gratuito

Kaspersky Antivírus

Se você está afim de pagar por um antivírus, essa e a opção certa. Esse grande antivírus, sem dúvida é um dos melhores. Banco de dados sempre atualizado, vastas opções de segurança, enfim, TUDO o que você precisa para ter total segurança, o Kaspersky tem, TUDO MESMO! Se eu listar aqui todos os benefícios que ele pode ter, o artigo vai ficar meio repetitivo. Falando agora do lado “negro da força” ele apenas e pesado para os computadores mais antigos e sua licença é salgada. Muito recomendado para empresas que não podem ter seus arquivos violados, para os usuários mais básicos, existem antivírus gratuitos que atendem numa boa o que lhes é pedido.

Conheça Mais!

Macetes e técnicas para deixar o PC mais rápido, com o nosso Manual da Formatação o Guia Definitivo, é de Graça, basta você colocar seu e-mail aqui em baixo.

Afinal, Qual Deles Escolher?

Eu Davi sempre fico dividido entre o Avast! , o AVG e o Avira. Confesso que meu coração é um triângulo amoroso entre os três, eu até brinco toda vez que formato o meu PC, instalo um diferente. Eu tento sempre me manter atualizado nas alterações que neles são feita pelas atualizações, para saber qual é o melhor antivírus gratuito atualmente. Atualmente eu utilizo o Avast! Pois tem atendido bastante o que eu preciso, que e segurança pessoal mesmo. Mas isso não desmerece os outros Antivírus que eu listei. Para 2014 e respondendo a pergunta do título do artigo para não dizerem que eu faço uma “propaganda enganosa” de títulos, eu te digo que é o Avast!

O que pode mudar num futuro próximo, nunca se sabe o que os produtores do AVG e do Avira podem esconder na manga para 2014, quem sabe eu ate atualizo o Artigo? ;) Mas se quer um conselho pessoal mesmo, TESTE! Teste cada um dos 3 e fique com o que você mais gostar, pois esse realmente será o melhor antivírus gratuito para você e é isso que importa, porém, não vire “Fã boy” de tal antivírus, ter a mente aberta para outras experiências é muito importante, pois pode acabar te prejudicando, seguir sempre aquela mesma empresa, ou aquele mesmo produto, sem testar  os outros, deixando assim que você não se atualize ou perca a oportunidade de ter algo melhor.

“Não vou na opinião dos outros!

Se você assim como eu, gosta de estatísticas, gosta de números e provas do que as pessoas falam. Essa parte do artigo é dedicada para você. Um site americano, muito bom por sinal, chamado AV-Comparatives faz comparações de vários antivírus! Que coisa boa! Assim nós poderemos ver o que o AV-Comparatives realmente testou a MAIORIA dos antivírus atualmente e fez gráficos com testes e comparativos excelentes que tenho certeza que vai ajudar a escolher o melhor antivírus gratuito ou fazer você esquecer a opção que estava pensando em instalar, por descobrir que ele é muito ruim. Mas de que adianta ver um comparativo todo em inglês se o Formatar O Pc é para Brasileiros ? Por isso, eu peguei os gráficos deles e traduzi todinho pra você entender numa boa!

Teste de proteção do mundo real

Nesse gráfico eles colocaram cada antivírus no dia a dia geral de uso, assim eles verificam como ele vai se sair e  qual  capacidade que o antivírus tem quando algum problema acontece “do nada”.

Teste comparativo, para você definir o melhor antivírus gratuito
Fonte da imagem/AV-Comparatives Traduzido Por: Formatar O Pc
CLIQUE PARA DAR ZOOM

Teste de Detecção em Arquivos

 Este é um teste bem importante para nós sabermos a potência do Antivírus em detectar spywares, malwares, trojans, entre outros tipos de vírus em nossos arquivos. O gráfico abaixo mostra quais deles mais detectaram vírus em arquivos no HD, ou seja, o que estiver com mais porcentagem de detecção é o que está se saindo melhor.

Teste do melhor antivírus gratuito na detecção de arquivos
Fonte da imagem/AV-Comparatives Traduzido Por: Formatar O Pc
CLIQUE PARA DAR ZOOM

Falsos Positivos

Outro ótimo comparativo, é o teste de falsos positivos dos antivírus, falsos positivos são programas limpos de vírus que são confundidos com uma ameaça e são removidos do computador sem ter culpa nenhuma. Acontece muito com jogos de MMORPG que precisam de conexão com o servidor e acabam abrindo portas no seu Modem ADSL. No gráfico abaixo, você pode ver os antivírus testados e quantos alarmes falsos foram alertados por eles, assim, os que estiverem um menor número de alarmes falsos, acabam ganhando essa briga.

Testes entre os melhor antivírus gratuito que encontram Falsos-Positivos
Fonte da imagem/AV-Comparatives Traduzido Por: Formatar O Pc
CLIQUE PARA DAR ZOOM
Não Usar Antivírus?!

Lá estava eu, pela internet, procurando por informações sobre o melhor antivírus gratuito , fazendo pesquisas etc… Quando me deparo com esses comentários:

ComentáriosBestas sobre o melhor antivírus gratuito
Você curtiria esses comentários?

O Primeiro, até que vai, boa parte da defesa do seu computador, quem faz é você, mas nem sempre você quer fazer algo e acaba fazendo, e acaba fazendo sem querer, os Spammers e Adwares estão aí para provar isso. Assim você sendo infectado por um vírus…

MAS O SEGUNDO COMENTÁRIO…Não caia NUNCA nessa de não usar antivírus por que você acha que sabe o que é um vírus ou não. Tanto quem comentou, quanto quem curtiu, precisa levar uma bronca. É muita ignorância você pensar que você vai ficar o dia inteiro na internet SEM ANTIVÍRUS e vai decifrar o que é vírus e o que não é vírus e ser o, desculpe a expressão “Fodão”. Com o histórico que Eu tenho, já estou no ramo a 8 anos, utilizo antivírus e ainda assim sou Infectado, mesmo tomando todas as precauções tendo que ser forçado a formatar meu PC pelo menos a cada 2 meses, o que dirá esse pessoal que não usa antivírus? Eu tenho pena do PC desses caras rsrs.

Os vírus se atualizam constantemente, hackers viram dias e noites em cima do computador procurando uma brecha pra entrar, um furo no antivírus para conseguir seus dados pessoais, imagina os PC’s que não tem? Digo e repito, nunca pense que você sabe definir o que é um vírus e o que não é. A internet está cheia! E em constante atualização, uma simples foto, um acessar um site contaminado pode afetar o seu PC, um simples click e pronto, lá está ele, e se for dos grandes, nem antivírus pega.

O outro comentário diz que o raramente o AVG acusa algo, no mínimo deve estar com a configuração baixa para deixar passar tudo. E o que dizer do último, que não sabe o que é antivírus a 3 anos? Prefiro não comentar, pois posso acabar perdendo a paciência com esses caras… Se você não quer usar antivírus e não ser infectado, te dou uma solução simples: USE UBUNTU! Caso contrário, pode ir instalando o antivírus aí, se não a coisa vai ficar feia ;)

 Para Finalizar…

Pensando nos leitores, eu sei que existem pessoas que entendem e bastante do assunto de instalação em geral que visitam nosso site, mas existe quem tem dúvidas e dificuldade na hora de instalar um antivírus, ou mesmo para não instalar um Spammer ou um Adware e acaba ficando com certo “medo” de pegar vírus na hora de instalar um antivírus, que irônico não? Mas isso acontece, e pra isso que eu já matei 2 coelhos numa cajadada só e fiz também um vídeo explicando como instalar os 3 Antivírus, AVG, Avast e Avira sem muitas complicações, e com umas dicas no meio do caminho. Vale a pena assistir!

 Video

 

Por hoje é “só” pessoal, se ficou alguma dúvida, critica ou elogio sobre esse artigo, o espaço dos comentários está aí pra isso. :) Esse artigo ficou grandinho, mas viram outros iguais ou melhores que esse aí pela frente! Se você quiser receber nossas atualizações de artigos só colocar seu e-mail ai embaixo, e de quebra ainda ganha um Manual da Formatação 2.0 no seu e-mail.

Até a próxima!

 

Sobre Davi

Olá , meu nome é Davi L. Mussoi, estou estudando o 3º ano do ensino médio. Eu e meu irmão criamos este site Formatar O Pc, para ensinar a vocês tudo sobre formatação do PC , a minha ideia é facilitar a vida de vocês. Já que não foi nada fácil aprender a formatar “sozinhos” irei tentar criar os melhores artigos possíveis. Continue Lendo...

64 Comentários

  1. Guilherme

    Parabéns Davi!
    Fez um excelente artigo! :D

    Aqui em casa utilizo o Baidu Antivírus, é leve e protege bem, só tenho cuidado com os falsos positivos. Já usei o AVG por alguns anos, mas era pesado para o meu pc =(

    Quando formato uma máquina, eu instalo o Avast, e realmente, a interface é linda! Haha! =)

    Abraço!

    Responder
    1. jorge antônio angrizani

      bom dia amigo li a explanação de vocês e gostei muito, se tiver no mundo pessoas iguais a vocês nem em grande quantidade mas alguns , já melhorava e muito a vida em grupo , mas
      sabemos que é poucos obrigado por vocês

      Responder
  2. Barbosa

    Parabéns pelo belo trabalho…veio na hora certa, pois eu estou passando por essa indefinição de Antivírus, qual deles, se pago , se grátis. Quando meu PC formatado em uma oficina técnica, um W7 Ultimate, ele veio equipado com um Avast gratuito, alguns meses depois ele começou a apresentar problemas, levei no técnico que afirmou ser vírus…Formatou e trocou para Avira, tempos depois atualizei para a versão paga, já renovei a licença, que está vencendo agora dia 17/12. muito bom o Avira…só não gostei pelo fato de eu (apesar de leigo) não poder desativá-lo provisoriamente como na hora de fazer uma Recuperação do Sistema, ele bloqueia, até a minha Digital ele Bloqueia, pedi orientação para o Support Avira e não obtive ajuda, me desgostei e estou trocando, aí você me ajudou…Por outro lado tenho um outro velho XP que estava com AVG gratuito…tempos depois começou os problema de lentidão, travação e cismado troquei o antivírus por um desconhecido o Baidu…logo de cara ele detectou 20 Vírus !…está lá trabalhando e se atualizando…Ele detecta o vírus nos Download e deixa a decisão de rejeitar e levar para quarentena, ou não para nós…Avisa quando um programa que se está instalando, “O programa está tentando desconfigurar (atacando) outros programas, aí a gente rejeita essa instalação. O problema é saber se isso é verdadeiro ou falso, mas ele demonstra ser eficiente, de 5 pendrives que espetei na máquina, em 3 ele detectou vírus, tem quarentena e exclusão. Outro problema é que quando não se sabe configurar,se deixa tudo no automático.(meu caso)

    Responder
  3. Horst Leinberger

    Olá Davi; parabéns, um belo artigo.

    Eu utilizei o Avira (versão paga) até 2011. Mesmo assim, como você escreve; por várias vezes foi inevitável a contaminação.
    Neste mesmo ano eu troquei o PC, e instalei o Linux, porém por limitações (naquela época eu não conseguia rodar programas como o Ps, Acad entre outros.) eu instalei o Windows XP e o antivírus Avast e o Malware Bytes Anti-Malware, ambos gratuitos.
    O Avast é atualizado várias vezes por dia e funciona muito bem, agindo primeiro e perguntando depois, mas contra Malwares ele deixa a desejar na versão gratuita. Então eu uso o Malware Bytes quando ligo o PC e antes de desligar. Sempre tem um malware de brinde:-)

    De qualquer forma eu tenho certeza que nenhum antivírus gratuito nos livra 100% de ataques, as vezes invisíveis. Só mesmo formatando o HD frequentemente conseguimos nos livrar completamente dos vírus.
    É por este motivo que eu li, reli e vou reler o manual de formatação. Agora com o PD Tools a tarefa vai ser mais fácil.

    Sobre os comentários que você adicionou, eu me pergunto como alguém pode ser tão ignorante a ponto de escrever que não sabe o que é um antivírus a 3 anos!? Só pode ser piada.

    Um abraço, Horst

    Responder

    1. Eai Horst, tudo certo?

      Obrigado pelo feedback! Quanto a seus antivírus, você está certo em utiliza-los desta forma. E o manual, cuidado para não criar orelhas de burro nas páginas de tanto ler, hahahaha ainda bem que livros digitais não fazem isso né ? :P
      E aos comentários, pois é, difícil acreditar, mas assim como eles existem muitas outras pessoas que fazem isso e são infectados por falta de informação, ta ai um motivo também pelo qual eu fiz o artigo. Se eu pelo menos mudar a opinião de um destes, já vai ter valido a pena.

      Abraço!

      Responder
  4. claudio

    VALEU DAVI….EU SEMPRE TINHA DUVIDA ENTRE O AVAST E O AVIRA ..ESSE TUTORIAL FOI OTIMO VAI ME AJUDAR MUITO ..ABRAÇOS ..VCS SAO FERA …

    Responder
  5. luiz carlos s. nunes

    Gostaria de saber sobre o Microsoft Security que é o que uso atualmente.

    Um abraço,

    Luiz Carlos

    Responder

    1. Olá Luiz, tudo bem?

      Ainda vou atualizar o artigo com mais antivírus, incluindo o Microsoft Security futuramente. Mas eu já posso te adiantar, que somente o da Microsoft não é segurança ein, pelo contrário, ele deixa muito à desejar, mesmo tendo o Microsoft Security, é bom você instalar um antivírus a mais, pois tudo o que é da Microsoft os Hackers cogitam muito.

      Abraço!

      Responder
      1. luiz carlos de souza nunes

        Desculpe retornar somente agora. Obrigado pela resposta. Estou usando o Avast, Microsoft Security e o Malwarebytes Anti-Malware e até agora me parece tudo bem. Um abraço.
        Luiz Carlos

        Responder
  6. Fabio_PC

    Rapaz, meus parabéns…

    Meu nome é Fabio, sou técnico em informática.

    Já vi vários artigos sobre antivírus por aí, mas esse seu é o mais completo e detalhado com uma grande quantidade de software listado.

    Eu ainda sou da antiga gosto do Norton Internet Security, mas para isso tem que ter uma máquina boa.

    Valeu por tudo, felicidades e que continuem sempre assim com vontade de ajudar a todos.

    Responder

    1. Olá Fabio, tudo bem?

      Muito Obrigado!! É sempre bom ter o trabalho reconhecido e saber que valeu a pena, acredite, esse artigo demandou um certo tempo para ser criado, e eu sempre fico naquele dilema: “Será que ficou bom?”,”Será que o pessoal vai gostar?”,”Será que vai ter criticas?”… E quando temos comentários como estes, eu me sinto aliviado em saber que foi muito útil e deu tudo certo :)

      Abração!

      Responder
  7. Fontan

    Bom dia,
    Parabéns pelo artigo e pela didática. Ao meu ver, faltou somente voce falar dos “Rescue boot CD” tipo o AVG Rescue CD , o KAV 10, o Trinity, dentre outros para que o artigo ficasse mais que ótimo. Dai fica a sugestão de um artigo sobre este boot “CD” e outras ferramentas como UBCD.
    Obrigado e continue sempre.

    Responder

    1. Olá Fontan! Tudo bem?

      Nada que umas atualizações futuras não resolvam! Mas precisarei de tempo, coisa que atualmente está me faltando hehe… Mas ta anotadinho aqui na minha área de trabalho para eu não me esquecer de falar destes que você citou ;) eu procurei ser direto com os principais que o povo mais usa. E muito obrigado pela sugestão de artigo, também está anotada!

      Forte Abraço!

      Responder
  8. Samuel

    Excelente artigo, Lucas, estou apreciando muito o trabalho que vc e seu irmão estão desenvolvendo, Parabéns!!!
    Aproveito o ensejo prá te perguntar… O Ubuntu aceita o Corel Draw, ou seja, existe compatibilidade?
    Se puder me responder pelo e-mail fico agradecido.
    Forte abraço e que Deus abençõe vcs.

    Responder

    1. Olá Samuel, tudo bem?
      Obrigado pelo Feedback :) Quanto ao Corel Draw, ele é desenvolvido somente para Windows. Sendo assim não da pra instalar no Ubuntu. Porém existem outros programas parecidos com o Corel de distribuição gratuita para Ubuntu, para “substituir”.
      Forte Abraço!

      Responder
  9. jose cicero

    primeiro agradecer pela gentileza de mandar , esses artigos, pois os mesmos é grande valia para mim.

    muito obrigado…………….

    Responder
  10. Francisco Assis de Medeiros

    Davi e Lucas: Em primeiro, quero tí agradecer em ter mando o manual da formatação, para mim. Pois pensei, que fosse até uma brincadeira, mas na verdade é sério.
    Só leigo no assunto,mas pretendo aprender pois suas palavras, nós encentiva muito pretendo fazer o curso: de montagem e manunteção de micro, pelos menos consertar o meu próprio computador,em fazer formatação, formatar,fazer uma programação,completa para ter um bom computador rápido. Para o ano vou compra o Pen-drive tools.
    Abraço: Deus lhe abençõe, Davi e Lucas.

    Macaíba-Rn 08-12-2013

    Responder

    1. Olá Fancisco!
      Muito obrigado pelo reconhecimento/elogios :) isso é bem importante para nós continuarmos sempre nosso trabalho :D
      Forte Abraço!

      Responder
  11. isael

    parabéns!!!! excelente artigo, ajuda bastante no dia-a-dia.

    Continuem na arte de compartilhar, poucos dão o valor real para atitude nobre.

    Responder

  12. Olá Amigos,
    Muito (mas mesmo muito obrigada) pelo envio do vosso Manual da Formatação 2.0 e pelo vosso excelente trabalho neste site, que descobri por acaso. Agora sou fanzérrima! Tem muito que ler e eu pouco tempo, mas, sempre que tenho um tempinho, venho ler mais um pouco. Um verdadeiro abre-olhos para gente como eu.
    Com a vossa ajuda já consegui fazer um cd iso com Windows Vista, formatar o meu PC, que tinha o Windows XP e instalar o Windows Vista. (A Microsoft terminou o apoio ao XP). Está recebendo atualizações e tudo a funcionar bem.
    Sou portuguesa e vivo em Portugal, tenho 67 anos e só recentemente comecei a mexer com um computador. Totalmente curiosa, fascinada e autodidata, apaixonada pela tecnologia moderna, quem me dera ter nascido mais tarde para poder me dedicar, estudar e fazer carreira na informática.
    Fui profissional de Hotelaria e Turismo, agora aposentada, tal como vocês acredito muito em passar adiante nossos conhecimentos e experiência. Assim aquele manancial de de conhecimentos que adquirimos durante a vida não será perdido, quando fizermos a derradeira viagem.
    Bem hajam pelo vosso trabalho e generosidade, tudo de bom para vocês.

    Responder

    1. Elsa, o que eu posso dizer pra você é.
      Muuuuuuuito Obrigadooooooo, Meeesmo! ;)
      você não sabe o quanto ficamos felizes em saber que pessoas como você estão tendo uma melhor visão da informática,
      e este tipo de feedback que recebemos nos dão forças para continuar com nosso trabalho!

      Um Forte Abraço e um Ótimo 2014!

      Responder
  13. guilherme

    Excelente artigo pessoal, parabéns aos dois, me foi de grande valia. Aguardo notícias sobre o pen drive bootável. Abraços

    Responder
  14. Paulo Duran

    Davi e Lukas… gostei da forma como evidenciaram qual o melhor anti-vírus !!! Realmente é aquele que está entre “o teclado e a cadeira”.. Enquanto o usuário não tiver “consciência” por onde ele anda na internet, não deixará de existir virus, e nem anti-vírus….

    Responder
  15. Niwajo

    Tenho um computador antigo, com XP, que está lento demais.
    Utilizando algumas ferramentas disponíveis na internet (CCleaner e WinASO) fiz limpeza, desfragmentação e correção de erros nos arquivos e nos registros do Windows.
    Porém, continuou lento. Desconfiado do antivírus, desativei-o momentaneamente e, então, descobri o motivo da lentidão.
    Uso o Avast e, conforme foi dito na avaliação acima, ele deixa o computador (antigo) lento.
    Cheguei até este site ao procurar informações sobre antivírus gratuito.
    Muito bom o artigo.

    Responder
  16. Yara Pelaquini

    Pessoal, uma dica valiosa: não caiam na besteira de instalar o Psafe. Não é confiável, não protege quase nada e trava o computador. E depois vc não consegue mais desinstalar. Conselho de amiga!

    Responder
  17. Paulo duran

    Tenho o WIN7 e uso o BAIDU… não tenho tido problemas até o momento !!! não carrega a maq. (Core 2 Duo – 2Gb RAM)

    Responder
  18. Bruna

    Qualquer antivírus que não seja o Psafe está valendo. Esse programa instalou no meu pc do nada e deixou minha máquina lenta pra caramba. Não recomendo pra ninguém.

    Responder
      1. edinei

        Bom dia galera tenho o avast premier crackeado ate 2050,é façil de fazer é e muito bom,muito mesmo,apesar dele ficar atualizando de hora em hora,vale lembrar uma ou duas vezes por semana faça escaneamento em seu sistema,se desconfiar de algo,escaneamento ao reiniçiar com o avast,arranca tudo q tive antes de dar boot,vale lembrar as configuraçoês que vç deve configurar,ele vem bem baixo em termos,mais depois que vç configura ele fica top,pode apostar,tanbem sei que tem gente ai que vai falar e gente que nao vai falar,claro o crack é um virus,todo crack é um virus,mais alguns sao benignos,que sao para te aujudar a ganhar programas pagos,que sao caros,e tanbem ja estou formatando pçs,to melhorando com o trampo dos dois ai,parabens aos autores,ja baixei o arquivo pdf^^Abraço

        Responder

  19. Oi Davi tudo bem? vejo tanta gente falando do Baidu e ele não estava nos gráficos, gostaria de saber sobre ele se possível…
    abraços.

    Responder

    1. Olá Paulo, este é um novo antivírus fabricado originalmente na china, nunca utilizei e por isso não posso recomenda-lo.

      abraço!

      Responder
  20. Gabriel

    Olá gente do site,Sobre esse artigo eu ainda fico em dúvida se pego o Kis ou não.Já testei é muito bom mas é pesado d+
    Mas enfim vcs são FOOODAS

    Responder

  21. Só complementando sua matéria sobre antivirus Lucas, você não comentou sobre o perigo de instalar mais de 1 antivirus na maquina, pois 1 pode detectar que o outro é vírus e dar conflito entre eles. Isto é verdade? Acho legal explicar essa possibilidade.

    Responder

    1. Olá Sérgio, esta possibilidade acontecia muito nos antivírus antigos, nos de hoje em dia o a maioria deles não permitem serem instalados junto um junto com o outro, porém não é nada recomendado, pq causa lentidão.
      É legal vc levantar esta questão vou pedir para o Davi colocar no artigo.
      Abraço!
      Lukas Mussoi

      Responder
  22. Tiago

    Excelente artigo!
    Quais seriam as objeções quanto ao Psafe? *E consigo desinstalá-lo facilmente.
    Uso o Psafe há alguns anos, desde quando iniciou sua atividades e não tenho do que reclamar. A unica “falha” são as propagandas mas nada de complicador. Já detectou algumas infecções, coisa que o Avast não o fez. Estou a busca de um novo AV free, que não pese a RAM só tenho 2GB no laptop. Com o Win8 tá bem fluido, estou com a nova versão do Psafe.
    Na categoria Cloud AV temos o Panda Cloud, o Psafe, o Imunet e o Baidu. Ainda não usei o Baidu, essa marca sim instala outros troços, daí não querer arriscar ainda.
    Qual desses Cloud AV sai bem?

    Responder

    1. Olá Tiago, gosto não se discute eu particularmente não utilizei o Psafe, porém segundo os sites que são responsáveis por testes de antivírus ele não se destacou então por isso não recomendamos, entre os antivírus Cloud pode ser que ele seja uma boa opção eu ficaria entre ele e o Panda Cloud, pq o Panda é uma empresa que está a mais tempo no mercado de segurança.

      Abraço!

      Responder
  23. Paulo

    Fiquei interresado no baidu antivirus mais em relaçãoo aos adware quais são?

    Responder

  24. Boa noite.
    Eu usava antes o AVG, mas ai eu tive um problema com virus, e pra piorar as coisas, ele entrou dentro do AVG impedindo até mesmo a desinstalação dele, conclusão, tive que reformatar o pc, desde então eu uso o avast, que até o momento tem sido bem eficiente, atualmente eu uso em conjunto o SPYBOT SEARCH AND DESTROYER que tem me garantido uma excelente proteção do pc, quanto ao artigo eu achei de ótimo tom, as abordagens feitas, Continuo curtindo vocês bastante.

    Responder
  25. Benilton

    Muito bom o artigo! No avasti free, posso usar o email para registrar em 2 pcs diferentes? obrigado

    Responder
  26. cristiane F.S.

    Lukas e Davi,
    Parabéns pela matéria… muito bem explicada!Abraço!

    Responder
  27. marcelino

    já gostava de informatica mas agora com esse manual e com varias dicas que vcs deixam no site , não saio da frente do computador , parabems.

    Responder
  28. Márcio

    Legal! Algumas dúvidas: No Teste de Proteção Geral o Symantec foi excluído porquê? O Microsoft só foi incluído no teste de Falso Positivo porquê? A minha intenção é ajudar, porém se as razões forem óbvias me desculpem por favor!

    Responder

    1. Olá Márcio, esses testes foram feitas pelo site que eu citei no artigo… Realmente eu não sei dizer o por que de não adicionerem outros antivirus aos testes…

      Responder
  29. Márcio

    Quanto usava W-XP a uns 6 anos atrás e não tinha o “Excencial” da Microsoft eu usava o “SPYBOT SEARCH AND DESTROY” e também “Ad-Aware” hoje com W7 tenho a proteção da “Excencial” da Microsoft e um Avast Free instalados e rodando, assim, gostaria de saber se o Spybot.. e/ou Ad-Aware ainda seriam úteis em alguma coisa se rodassem simultaneamente com os já instalados.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>