Como Formatar Computador de uma Vez por Todas!

Acesso Rápido:

  1. Como Formatar Computador de uma Vez por Todas!
  2. Então, o que precisarei para aprender Como Formatar Computador ?
  3. Por que aprender Como Formatar Computador ?
  4. Por que seguir este tutorial ?
  5. Lentidão no PC
  6. Botando a Mao na Massa !
  7. Por que e como Particionar HD
  8. Como dar Boot pelo Pen Drive
  9. Opções de Unidade (Disco)
  10. Como Configurar Rede Windows 7 ?

Como Formatar Computador de uma Vez por Todas!

Então você chegou ao ponto de querer saber como formatar computador , correto? Isso também já aconteceu comigo, e acontece que aprender como formatar computador foi algo que não só me ajudou na questão financeira, mas como um aprendizado de vida.

Aprender como formatar computador ( especificamente para o Windows 7 ) realmente foi um grande passo para mim, que já estava acostumado ao Windows XP por um bom tempo, mas que só trouxe benefícios depois pela estabilidade do sistema novo.

Com o tempo, o bom e velho Windows XP continuava travando, enquanto eu usava um processador quad-core e tinha mais um pente de RAM de reserva! Realmente foi muita idiotice minha não ter feito o upgrade o quanto antes.

Nem sempre o costume antigo vai te ajudar na frente. Temos que pensar adiante, nas novidades, facilidades e utilidades que a tecnologia vai nos auxiliando!

Logo depois, os clientes também se interessaram para formatar Windows 7 por ser um padrão de fábrica utilizado em várias máquinas com tecnologia e configuração de hardware mais avançada, e foi no que eu foquei até então.

Existe aquele velho ditado: “Dance de acordo com a música”, então foi o tipo de tendência que segui. Não podemos ficar presos no passado, pois isso não é lucrativo e nem proveitoso, não é mesmo?

Bom, já que é algo tão interessante, porque não compartilhar formatacao de notebook e como formatar computador com outras pessoas? Afinal não é algo difícil nos dias de hoje e ajudará no ponto de economizar uma graninha ao invés de chamar um técnico.

Vou listar os passos sobre como formatar computador passo a passo , mas antes eu preciso que você entenda algumas coisas importantes.

Então, o que precisarei para aprender Como Formatar Computador ?

Primeiro de tudo, você deve criar o seu Pen Drive Bootavel , para que facilite o seu processo de formatação.

Mas por que precisarei de um Pen Drive Bootavel para isso?

É mais interessante pelo fato do processo se tornar bem mais rápido e sem dores de cabeça do que criar DVD Windows , que é mais antigo bem mais lento que o convencional para os dias de hoje. Afinal tempo é dinheiro, correto?

É válido lembrar que o processo para aprender como formatar computador também serve para formatacao de notebook .

Neste tutorial usaremos o mesmo método como no nosso artigo anterior (você pode acessar o artigo sobre como criar Pen Drive Bootavel clicando aqui), para criar o seu Pen Drive Bootavel e formatar Windows 7

Por que aprender Como Formatar Computador ?

Aprender formatacao de notebook e como formatar computador é algo importante nos dias de hoje que muita gente não sabe e perde dinheiro com profissionais desqualificados fazendo serviços malfeitos, no caso de problema no computador .

Em alguns casos, a máquina pode voltar até mais lenta do que estava antes! Por isso, vou mostrar como formatar computador , especificamente como formatar Windows 7 , é algo simples e prático.

E o que exatamente causa lentidão na máquina?

A maior causa disso é exaustivo e mau-uso do equipamento em si. Todos os componentes têm um tempo médio de vida.

O mais sensível deles, como um HD eletromecânico convencional, costuma apresentar problemas logo cedo se não souber utilizá-lo. Principalmente em laptops e notebooks por estarem em constante movimentação. O que se fale das malditas quedas!

Os outros componentes podem ter mais tempo de vida, mas em geral o mau-uso, como baixar conteúdo suspeito com vírus e adwares e lotar o HD de arquivos e programas à toa, é a causa número 1 de fazer com que as máquinas fiquem lentas.

É bom lembrar que o melhor antivírus é o próprio usuário. Afinal, nada é feito sem o seu comando. Portanto, sempre bote o bom-senso adiante de todas as ações. Sem isso, realmente não convém o uso decente da máquina.

Além disso a instalação de drivers incorretos, hardware defasado (pois tanto o hardware quanto o software estão em constante desenvolvimento), falta de limpeza, má instalação elétrica e outros pontos que já mencionei acima, podem ser mais coisas que influenciam nisso.

Nós também temos um artigo com um vídeo mais detalhado sobre isso feito especialmente pra você.
Não deixe de conferir! Clique aqui para acessar. 😉

Tenho que seguir estes passos à risca?

Sem seguir estes passos e não fazer este processo, a máquina pode continuar com problemas de lentidão e instabilidade. Corrigir erros do Windows costuma ser um processo demorado, trabalhoso e que não é pra qualquer um.

Talvez você tenha percebido que com o tempo de uso o Windows vai acumulando mais lixo e vai ficando pesado até o ponto de você dar umas boas porradas no teclado, pegar o martelo fazer o massacre na sua máquina, depois jogar um pouco de gasolina para tocar fogo pra aliviar o estresse. 😀

Já teve vezes que deixei de formatar e o sistema foi ficando cada vez mais pesado por instalar programas e desinstalar várias vezes. Recuperar o registro e arquivos do sistema com um processo manual era trabalhoso e cansativo, então vi que em casos mais severos a formatação (com cuidado) era a solução.

Então que tal cortar o mal pela raiz? Assim como Deus disse para Noé: “Faça o Backup que eu vou Formatar!”, então vamos nessa para aprender como formatar computador com seu pen drive bootavel bonitinho! 😉

E agora, Como Formatar HD ?

Você verá como formatar computador é simples! Depois de ter seu pen drive bootavel em mãos (lembre-se que nós também temos um tutorial sobre como criar Pen Drive Bootavel ), agora reinicie e altere as configurações de boot da sua máquina ou entre diretamente pelo Menu de Boot ( ou Boot Menu ) para inicializar o seu pen drive bootavel e então formatar Windows 7 .

Se ainda não sabe como fazer isso, clique aqui!

Depois de carregar, você verá a seguinte tela:

 

Como Formatar Computador Imagem 1
Primeira Tela do Instalador do Windows 7

Selecione o idioma que quer, o tipo de teclado (normas padrão ABNT ou internacional) para formatar Windows 7 e clique em avançar. Depois, clique em Instalar agora.

Como Formatar Computador Imagem 2
Clique no botão Instalar agora para Continuar com a Instalação

O assistente carregará os programas necessários para continuar a formatar Windows 7 . Pode demorar um pouco para carregar a próxima etapa dependendo do seu hardware e seu pen drive bootavel .

Como Formatar Computador Imagem 3
Carregando a Instalação

Depois, selecione a versão e arquitetura, de 32 bits (x86) ou 64 bits (x64) para formatar Windows 7 , e prossiga. Lembrando que é recomendado escolher a arquitetura de 64 bits para formatar com pen drive Bootavel pra computadores com memória RAM de 4 GB ou mais, para instalar Windows 7 e fazer melhor proveito da capacidade da sua memória.

Como Formatar Computador Imagem 4
Selecione a Versão e Arquitetura do Windows 7

Na tela seguinte, aparecerá os termos de licença de usuário final do Windows 7. Leia até o final e, caso concorde com as condições, você poderá continuar a instalar windows 7 . Caso contrário, você poderá finalizar a instalação e formatar para instalar Ubuntu , que é uma versão Linux de distribuição gratuita.

Como Formatar Computador Imagem 5
Termos de Licença do Usuário Windows 7

Você poderá optar por uma atualização da versão anterior do seu Windows ou um método avançado (Personalizada). Para evitar resquícios e problemas das instalações anteriores, recomendo que formate do zero para continuar a formatar Windows 7 .

Lembre-se também que como formatar computador faz você apagar tudo, não se esqueça de fazer o backup dos seus arquivos para uma unidade externa antes de continuar senão você perderá TUDO!

Como Formatar Computador Imagem 6
Selecione o tipo de Instalação

 

Agora falaremos sobre especificamente sobre Como Formatar HD .

Para que Particionar HD ?

Particionar HD é bem simples. Imagina um escritório ou sala de estudo, onde cada funcionário ou estudante trabalha em uma “cabine” semi-aberta. Cada um desses espaços são como as partições do seu HD.

Da mesma forma que você pode encher de equipamento de escritório, papelada e lotar o local de trabalho, as outras se manterão do jeito que estão.

Então esta é a vantagem de particionar HD : como formatar computador dessa forma é mais conveniente, você poderá manter os seus dados de backup intactos em outras partições!
Falarei mais sobre isso em outros artigos. 😉

Então, continuando… Na tela seguinte você verá o estado e as partições do seu HD.
Clique nas Opções de unidade e faça as alterações necessárias.

No caso, como formatar computador é algo que requer atenção, pra formatar Windows 7 você vai precisar saber exatamente como formatar HD .

Como Formatar Computador Imagem 7
Itens de Gerenciamento de Unidades

O que cada item faz?

  1. Unidades: lista cada um dos volumes e partições do HD com espaço (em GB) para seleção;
  2. Atualizar: recarrega os drives e partições conectados à máquina;
  3. Carregar driver: às vezes, pode ser que um driver do HD esteja faltando. Neste caso, você pode gravar uma mídia ou inserir um pen drive com os drivers do disco para reconhecê-lo e continuar a formatar Windows 7 ¹;
  4. Excluir: apaga a partição selecionada;
  5. Estender: isso permite que você aumente o espaço de uma partição já existente (se possível);
  6. Formatar: apaga todos os dados dentro da partição (isso ainda não faz Instalar Windows 7 !);
  7. Novo: cria uma partição limpa;
  8. Tamanho: dimensão da partição em MegaBytes;
  9. Aplicar ou Cancelar: faz ou anula as alterações de uma nova unidade (item 7) que deseja criar.

¹ Um erro muito comum que acontece é a falta do reconhecimento de drivers das unidades ( Um driver de dispositivo de unidade de CD DVD obrigatorio esta faltando …), geralmente quando está formatando com um pen drive bootavel .

Para continuar a formatar Windows 7 ao apresentar este erro não feche a janela, remova o pen drive bootavel da porta USB que está usando e coloque em outra qualquer (se for uma USB 3.0, tente uma USB 2.0).

Só depois clique em Cancelar e feche a tela no X vermelho (canto superior direito). Você vai voltar para a tela inicial (segunda imagem) e vai seguir com os passos normalmente.

Exclua a partição existente e então crie quantas quiser de acordo com a sua necessidade (lembre-se que o espaço é representado por MegaBytes, então 50.000 MB [cinquenta mil MegaBytes] equivale a aproximadamente 50 GB) ou formate a partição do sistema existente para deixar limpa. O mesmo vale para Formatacao de Notebook .

Quando você excluir e criar uma nova partição para formatar Windows 7 com seu pen drive bootavel , aparecerá uma mensagem de que uma nova partição de recuperação (aprox. 100 MB) será criada para casos de emergência. Apenas confirme, selecione a partição que criamos anteriormente e clique em Avançar.

Como Formatar Computador Imagem 8
Aviso de criação de Partição de Recuperação

Assim, o processo de instalação vai iniciar. Lembrando que com o seu pen drive bootavel você também poderá utilizar para Formatacao de Notebook !

O processo para formatar Windows 7 poderá demorar de acordo com o seu hardware.

Como Formatar Computador Imagem 9
Status da Instalação

Após formatar Windows 7 e terminar a instalação, a máquina reiniciará automaticamente. Depois de todas as configurações feitas e tudo que você fez para Instalar Windows 7 pelo Pendrive , agora vem a parte mais fácil. 🙂

O assistente pedirá para você inserir o nome de usuário e do computador. Digite o nome que preferir e clique em Avançar.

Como Formatar Computador Imagem 10
Insira o Nome de Usuário e Computador

Na próxima etapa, você deverá inserir o Serial Windows 7 . Use a chave que está etiquetada na carcaça da sua máquina para ativar Windows 7 ou pule esta etapa se preferir fazer isso depois.

Como Formatar Computador Imagem 11
Digite a Chave do Produto (Product Key)

Configurações do Windows Update serão perguntadas. Pode optar pelas Configurações Recomendadas ou decidir depois.

Como Formatar Computador Imagem 12
Opções do Windows Update

Configure a data e hora do Windows 7 …

Como Formatar Computador Imagem 13
Defina a Data e Hora do Windows 7

Como Configurar Rede Windows 7 ?

Se a placa de rede for reconhecida, você vai poder configurar o tipo de rede para trabalhar. Se for uma rede confiável, selecione rede doméstica e avance. No caso de formatacao de notebook , você poderá utilizar uma rede pública. Use essa opção para mais privacidade e segurança na sua máquina.

Como Formatar Computador Imagem 14
Selecione o tipo de Rede Local

As configurações serão aplicadas, agora basta esperar o restante e a area de trabalho estar pronta.

Como Formatar Computador Imagem 15
Aplicando as Configurações Finais
Como Formatar Computador Imagem 16
Quase Pronto… Só aguardar. 😉

E pronto! Agora você já sabe como formatar computador por completo. Formatar Windows 7 é bem fácil, não é? Com o seu pen drive bootavel você viu como formatar HD tanto para PCs quanto para formatacao de notebook são processos semelhantes.

Como Formatar Computador Imagem 18
Area de Trabalho Pronta Para Usar! 🙂

Agora, depois de formatar Windows 7 , você precisará instalar drivers windows 7 . Nós também temos um artigo sobre como instalar drivers . Não se esqueça de conferir!

Eu também fiz um Curso Completinho sobre tudo isso que ensinei aqui em materiais e vídeos práticos, além da instalação do Windows 8.1, 10, Linux Ubuntu e muito mais! Para fazer a inscrição, clique aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *