Pen Drive Bootavel Perfeito, 3 Simples Formas de Criar um Pen Drive Bootavel

Você sabia que de todas as maneiras de tornar um pen drive bootavel apenas 3 são realmente seguras e sempre dão certo? Se você ainda duvida disso, leia com calma todo o conteúdo deste artigo, que você vai aprender como criar um pendrive bootavel da maneira mais segura e sem erros, independente se você você for criar um pen drive bootavel do Windows 7, Windows 8, Windows 10 ou se for um pen drive bootavel do Ubuntu.

Eu trabalho há vários anos como técnico e professor de informática, e posso te dizer que antigamente a vida era muito mais difícil, pois eu tinha que ter todos os meus programas dentro de um estojo de CD’s, discos de instalação do Windows 7 discos de recuperação e sempre acabava perdendo algum destes discos dentro de algum PC de cliente.

Como criar um pendrive bootavel do windows 8
Criar um pendrive bootavel do windows 7

Depois que eu comecei a utilizar pen drive bootavel para fazer as formatações não tive mais este problema pois eu amarrava o pen drive de boot na chave do meu carro, assim eu não saia sem meu pen drive 🙂

Agora eu vou te mostrar as melhores maneiras para você criar um pendrive bootavel, seja ele um pen drive do windows 7 ou um pen drive bootavel do windows 8, pode ser até do Linux Ubuntu ou do XP.

Quando você aprende como funciona todo o processo, você pode fazer com qualquer ferramenta.

Aqui neste artigo vou te mostrar como criar um pen drive bootavel windows 7, como criar um pendrive bootavel pelo CMD. Também vou te mostrar como criar utilizando o Microsoft Windows USB/DVD Download Tool que é a ferramenta oficial da Microsoft  para a criação de pendrive bootavel, está é a que eu recomendo que você utilize pois dificilmente as instalações do windows 7 feitas com o pendrive bootavel criados pelo Microsoft Windows USB/DVD Download Tool acusam algum erro.

Algumas pessoas criam pendrive de boot com o YUMI, eu também utilizei ele por algum tempo até descobrir que os problemas que eu tinha durante as minhas instalações do windows 7 estavam sendo causados por uma falha no próprio YUMI. A partir deste dia eu desisti de utilizar o YUMI e comecei a usar a ferramenta oficial da microsoft.

Para que fique mais fácil de você navegar neste artigo, eu fiz um menuzinho aqui em baixo para você navegar e ir direto para o assunto que você esteja precisando agora. Porém, eu recomendo fortemente que você leia com calma todo o conteúdo deste artigo pois ele pode ser a sua porta de entrada para uma grande oportunidade.

Lembrando que esta é uma das aulas do curso completo de formatação de computadores, segue abaixo o menu para navegação em toda esta aula, incluindo os outros videos-aula. Se você quiser receber todas as aulas PDF’s audio na sequencia correta de aprendizagem, cadastre-se clicando no link abaixo.

Se você quiser participar do curso de formatação, inscreva-se aqui.

Pen Drive Bootavel Acesso Rápido

O que vou precisar para criar um pendrive bootavel

Em primeiro lugar, você precisará de uma fonte de instalação. Esta fonte pode ser um DVD de instalação do Windows 7 ou do Windows 8, 8.1 e 10 isso vai depender de qual sistema operacional você quer colocar no seu pendrive bootavel.

Você também pode ter um arquivo de imagem iso para criar seu pendrive bootavel, a Microsoft disponibiliza o arquivo de imagem ISO do Windows 10 direto no site deles. Porém se você quiser a imagem iso do Windows 7 ou Windows 8.1 infelizmente terá que procurar por sites alternativos que ofereçam este tipo de arquivo. Eu não posso te recomendar site nenhum para fazer este tipo de download pois não posso garantir a segurança destes arquivos.

Porém a dica que eu posso te dar é a seguinte, a melhor maneira sempre é você utilizar um disco de instalação original, se você não tem o disco original, procure por alguém conhecido da sua cidade que possua o disco e que possa te emprestar para que você crie um arquivo de imagem ISO, a partir deste disco. Esta é uma das maneiras mais seguras que conheço.

Eu fiz um artigo de como criar uma imagem ISO a partir de um disco de instalação. Você pode optar por procurar em sites de torrent’s como muitas pessoas fazem utilizando o programa chamado uTorrent* (ouse por sua conta em risco), se você optar por fazer isso deve tomar bastante cuidado pois muitos destes arquivos possuem alterações e baixa reputação e estes sites são carregados de propagandas mal intencionadas, então tome muito cuidado mesmo 😉

Você vai precisar ter um pendrive ou um cartão de memória de 4gb ou 8gb dependendo da versão do windows que você vai criar.

Como criar um pendrive bootavel windows 7

No vídeo abaixo, eu te mostro como criar um pendrive bootavel windows 7 utilizando a imagem ISO do Windows 7, porém, o procedimento é exatamente o mesmo para você criar seu pendrive com o  Windows 10 ou Windows 8.1.

Você também vai aprender a criar um pen drive bootavel do Ubuntu, pois durante as outras aulas do curso completo de formatação você vai utilizar o Ubuntu como uma ferramenta essencial de testes e backup de arquivos.

Clique aqui para receber todas as aulas do curso completo de formatação em seu e-mail, incluindo todo o material exibido no vídeo.

Este é uma parte de uma das várias aulas do curso completo de formatação gratuito, durante esta aula você aprende a criar um pendrive de boot, aprende a dar boot com um pendrive e a como fazer backup dos arquivos e drivers, os links para o restante desta aula está no final deste artigo.

Como formatar o pen drive bootavel

Para você criar o Pendrive bootavel do windows 7 ou de qualquer outro windows com a ferramenta oficial, o Microsoft Windows USB/DVD Download Tool é o que eu recomendo que você utilize sempre.

  • 1º Passo: Fazer o Download da Ferramenta:
    https://www.microsoft.com/pt-br/download/windows-usb-dvd-download-tool

    • Tavez você tenha que instalar em seu PC o .Net Framework que pode ser baixado aqui.
  • 2º Passo: Fazer uma formatação Rápida em seu PenDrive:
    • Conecte seu Pendrive na USB, (Todos os arquivos do PenDrive serão apagados)
    • Acesse o Ícone do Meu Computador Menu iniciar >> Computador,

      Formatar o pen drive bootavel parte 1
      Formatando o PenDrive para tornar bootavel
    • Clique com o Botão direito sobre o ícone do seu pendrive, identifique-o pelo tamanho e nome.
      Formatar o pen drive bootavel parte 2
      Formatar o Pendrive bootavel de maneira rapida

       

    • Selecione o Sistema de Arquivos FAT 32, marque a opção de formatação rápida e depois clique em iniciar
      Formatar o pen drive bootavel parte 3
      Iniciando a formatação rápida do pendrive

       

Como Criar um Pendrive bootavel pelo CMD

1º) Digite na barra de pesquisa do menu iniciar o comando CMD, depois clique com o botão direito sobre o icone em seguida clique em Executar como Administrador.

2º) Então você vai visualizar a tela preta do Prompt de Comando o CMD.

Clique para Criar um pendrive bootavel windows 7 no CMD

    Pen drive bootavel com CMD

3º) Conecte o pen drive bootavel em uma das suas saídas USB e certifique-se que ele é o único pendrive conectado em seu PC, e certifique-se que você sabe qual é a capacidade total dele, ex. 4GB ou 8Gb, você também pode fazer este processo com um cartão de memória se preferir.

4º) Digite o seguintes comandos na sequencia:

  • Digite o Comando  ->diskpart
  • Depois digite –> list disk
    Digite o comando
    Digite o comando diskpart e depois list disk

     

  • Um destes discos é o seu pendrive bootavel, você deve identificar através do tamanho, tome cuidado para não fazer o procedimento em um outro disco.
  • No meu caso o meu pen drive é o Disco 5 (Você deve identificar exatamente qual é o seu)
    • Você pode descobrir exatamente qual é o seu pendrive, removendo o pen drive da USB, digitando o comando list disk, então você anota todos os discos que não são o seu pendrive, logo depois você conecta o pendrive novamente e então digita novamente o comando list disk para identificar qual é o seu pendrive.
  • Depois de identificar qual é o seu pendrive, você deve seguir os seguintes comandos:
    • >  select disk 5   “Aqui é o disco referente ao seu Pen drive bootavel”
    • >  clean   “Este comando limpa as partições do seu pendrive”
    • >  create partition primary  ” Este comando cria uma partição primaria em seu pen drive”
    • >  select partition 1   ” Este comando seleciona a partição que foi criada no pendrive”
    • >  active   ” Este comando define como ativa a partição criada”
    • >  format fs=fat32  ” Este comando formata o seu pendrive bootavel com o sistema de arquivos fat32″
    • >  assign   ” Este comando monta o Pen drive de boot para você copiar os arquivos de instalação”
  • Prontinho! Seu pendrive já está formatado, agora você deve copiar todos os arquivos do DVD de instalação para o pen drive bootavel.

5º) Copie todos os arquivos de dentro do DVD de Instalação ou da imagem iso do Windows 7 para dentro do pen drive.

  • Para copiar os arquivos do DVD, basta você inserir o DVD no leitor, selecionar todos os arquivos de dentro do DVD pressionando CTRL+A
  • Depois você deve Copiar todos os arquivos selecionados pressionando CRTL+C
  • Depois você deve abrir o pen drive bootavel e pressionar CRTL+V
  • Aguardar o processo de copia de arquivos e utilizar seu pen drive bootavel!
    • Se você tem uma imagem ISO, siga estes passos.
    • Instale o programa WinRAR em seu computador.
    • Clique sobre o arquivo ISO com o Botão Direito e depois clique em Extrair Para…
    • No menu do WinRAR você deve escolher o pen drive bootavel
    • Depois clique em extrair.

6º) Prontinho, pode remover seu pen drive bootavel da saída USB e iniciar uma formatação, se você não sabe como dar boot com o Pen Drive de boot, então assista a continuação desta aula nos links abaixo.

Finalizando esta primeira parte da aula do curso de formatação, é importante que você assista as outras partes desta aula clicando no link aqui em baixo.

Links para os outros Vídeos e Artigos Desta Aula

20 Comentários

  1. Jusselino Rocha

    Boa tarde,
    Estava copiando arquivo de fimes baixado pelo Utorrent, derepente o copia e cola para o pen drive ficou muito lento, um arquivo de 860 que era uns 2 a 3 minuto agora gasta ate 50 minuti ou mais, mim ajuder por favor

    Responder
    1. Gabriel Ribeiro

      Talvez o dispositivo esteja corrompendo ou a porta USB que você está utilizando seja muito lenta. O carregamento do Sistema Operacional também pode influenciar. Se quiser mandar uma mensagem para o nosso suporte com imagens legíveis do problema, pode ser que possamos te auxiliar melhor. O endereço é [email protected]

      Abraços!

      Gabriel Ribeiro
      Equipe de Suporte Técnico – Formatar O PC

      Acesse: http://facebook.com/FormatarOPC

      Responder
  2. Isabela Cristina

    Ola eu fui restaurar o meu windows 10 e ocorreu um erro no meio da restauração. E acontece que agora o meu pc nao inicia . Ele liga aparece o nome da marca e desliga denovo.. me falaram que foi erro da restauração e so com um boot pelo cd ou pen drive certo ? Dai se eu fazer esses passos … é so eu usar o pendrive e apertar f2 ? No meu pc a so tecla f2 funciona ai eu nao sei como eu faço apartir dai .. pode me ajudar obrigada

    Responder
    1. Gabriel Ribeiro

      Olá, Isabela. Recomendo que você tenha em mãos um Pen Drive de Boot do Windows para poder proceder com a solução do problema. Pode ir em Reparar este computador e verificar pelas opções de recuperação, além de abrir o Prompt de Comando (pressione Shift + F10), e rode os comandos SFC e CHKDSK para restaurar os arquivos do sistema do seu computador. Pode ser a solução. 😉

      Abraços!

      Gabriel Ribeiro
      Equipe de Suporte Técnico – Formatar O PC

      Acesse: http://facebook.com/FormatarOPC

      Responder
  3. Victor Alves

    No meu cmd apareceu isso:

    DISKPART> disk list

    Microsoft DiskPart versão 10.0.14393.0

    ACTIVE – Marcar a partição selecionada como ativa.
    ADD – Adiciona um espelho a um volume simples.
    ASSIGN – Atribua uma letra de unidade ou um ponto de montagem ao volume
    selecionado.
    ATTRIBUTES – Manipular atributos de volume ou disco.
    ATTACH – Anexa um arquivo de disco virtual.
    AUTOMOUNT – Habilitar ou desabilitar a montagem automática de volumes básicos.
    BREAK – Quebrar um conjunto de espelhos.
    CLEAN – Limpar as informações de configuração ou todas as informações do
    disco.
    COMPACT – Tentativas para reduzir o tamanho físico do arquivo.
    CONVERT – Converter formatos de disco diferentes.
    CREATE – Criar um volume, partição ou disco virtual.
    DELETE – Excluir um objeto.
    DETAIL – Fornecer detalhes sobre um objeto.
    DETACH – Desanexa um arquivo de disco virtual.
    EXIT – Sair do DiskPart.
    EXTEND – Estender um volume.
    EXPAND – Expande o tamanho máximo disponível em um disco virtual.
    FILESYSTEMS – Exibir os sistemas de arquivos atuais e com suporte no volume.
    FORMAT – Formatar o volume ou a partição.
    GPT – Designar atributos à partição GPT selecionada.
    HELP – Exibir uma lista de comandos.
    IMPORT – Importar um grupo de discos.
    INACTIVE – Marcar a partição selecionada como inativa.
    LIST – Exibir uma lista de objetos.
    MERGE – Mescla um disco filho com seus pais.
    ONLINE – Colocar online um objeto marcado como offline.
    OFFLINE – Colocar offline um objeto marcado como online.
    RECOVER – Atualiza o estado de todos os discos do pacote selecionado.
    Tenta a recuperação em discos do pacote inválido e
    sincroniza novamente os volumes espelhados e os
    volumes RAID5 com plex ou dados de paridade obsoletos.
    REM – Não faz nada. Usado para scripts de comentário.
    REMOVE – Remover uma atribuição de letra de unidade ou de ponto de
    montagem.
    REPAIR – Reparar um volume RAID-5 com um membro danificado.
    RESCAN – Examinar novamente discos e volumes do computador.
    RETAIN – Colocar uma partição retida em um volume simples.
    SAN – Exibir ou definir a política SAN para o sistema operacional
    inicializado no momento.
    SELECT – Deslocar o foco para um objeto.
    SETID – Alterar o tipo de partição.
    SHRINK – Reduzir o tamanho do volume selecionado.
    UNIQUEID – Exibe ou define o identificador da GPT (Tabela de Partição GUID)
    ou a assinatura do MBR (Registro Mestre de
    Inicialização) de um disco.

    DISKPART>

    alguem poderia me ajudar ?

    Responder
    1. Gabriel Ribeiro

      Victor, obrigado por avisar. O comando está errado no artigo, eu vou editar agora mesmo.
      O comando certo é “list disk” (sem aspas, conforme está na imagem), e não “disk list”.

      Abraços!

      Gabriel Ribeiro
      Equipe de Suporte Técnico – Formatar O PC

      Acesse: http://facebook.com/FormatarOPC

      Responder
  4. ROBERTO REIS DIAS DA SILVA

    Só não entendi o que fazer com o Windows USB/DVD Download Tool…

    Responder
    1. Gabriel Ribeiro

      Roberto, o programa serve justamente para você preparar o seu Pen Drive de Boot. O Lukas explica isso nos vídeos do Curso de Formatação Gratuito.

      Abraços!

      Gabriel Ribeiro
      Equipe de Suporte Técnico – Formatar O PC

      Acesse: http://facebook.com/FormatarOPC

      Responder
  5. JOSE GUSTAVO DE SOUZA RODRIGUES

    Oi boa noite soh ajudando. Nesta parte
    “Digite o seguintes comandos na sequencia:

    Digite o Comando ->diskpart
    Depois digite –> disk list
    No meu Dell Vostro 3560 eu tive q inverter o comando “disk list” para “list disk”.
    Pode ser a duvida de outros.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *